A Comunidade Solar Energia Certa é um modelo de negócios no qual você participa de uma fazenda solar, cuja energia gerada por meio de painéis solares fotovoltaicos será utilizada para consumo próprio e será compensada em sua conta de luz.
Por ser uma geração própria de energia, a economia incide sobre a energia compensada, ou seja, a porção oriunda da geração solar que será abatida do seu consumo total.
Os encargos, como a taxa de iluminação pública, taxa de disponibilidade ou eventuais doações feitas através da sua conta não geram economia, pois a Cemig continua sendo responsável por disponibilizar essa energia em sua residência ou comércio, e a taxa iluminação pública é repassada à prefeitura municipal.
Por exemplo: Se o seu consumo em determinado mês foi de 500 kWh e sua ligação é trifásica, você terá uma a taxa de disponibilidade de 100 kWh que será paga na conta da Cemig e a economia será percebida na compensação dos demais 400 kWh.
Solicite uma cotação gratuita e fique à vontade para entrar em contato conosco em caso de dúvidas.
Não existem taxas de adesão, investimento ou quaisquer outras taxas para aderir às nossas Comunidades Solares.
Também não é necessário se preocupar com a construção, mudanças em sua instalação ou manutenção de painéis solares, nós cuidados de tudo isto para você em nossas fazendas solares.
Por último, na Energia Certa não solicitamos qualquer pagamento antecipado.
Todas as pessoas físicas e jurídicas (CNPJ) que sejam atendidas pela CEMIG em Minas Gerais, que atendam os requisitos de tarifa (Grupo B) e que não tenham qualquer beneficio tarifário, ex. Tarifa rural.
Não, nenhuma mudança será feita em sua instalação. O distribuidor local, no caso a CEMIG, continua a ser efetivamente responsável pelo seu fornecimento de energia através de linhas de transmissão e distribuição.
Neste caso você continua ligando para a concessionária, que continuará fornecendo sua energia, lendo o seu relógio e realizando qualquer manutenção que seja necessário na sua rede elétrica.
Após o processo de adesão e cadastro, a CEMIG tem o prazo máximo de 90 dias para ativá-lo. Até a operacionalização do mesmo, você continua pagando sua fatura à CEMIG normalmente.
O primeiro passo é verificar quem é o titular da conta. Se for você, você pode aderir imediatamente. Caso não esteja em seu nome, é preciso entrar em contato com a CEMIG para alterar a propriedade através de um processo simples e descomplicado. Se você tiver alguma dificuldade, basta entrar em contato conosco que podemos te ajudar com isto.
Sim, as adesões são realizadas separadamente e você pode contratar nossos serviços tanto como pessoa física quanto como pessoa jurídica.
Sim, a lei 14.300 permite que os créditos acumulados possam ser utilizados no prazo de até 60 meses do seu recebimento.
A geração compartilhada de energia tem seu embasamento na lei 14.300 de 6 de Janeiro de 2022, que regulamentou e instituiu o marco legal da micro e minigeração distribuída e o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, assim como a Resolução 1059 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).